Palavra da Diretora

A Educação Siqueirana

Uma Formação Integral

O Colégio Nossa Senhora do Amparo é uma instituição de ensino de tradição na cidade de Barra Mansa, porém a nossa tradição não impede a inovação da educação no contexto do século XXI. O colégio vem buscando usar frequentemente as ferramentas tecnológicas em favor da educação, a modernização das novas metodologias de sala de aula e adequar seus espaços físicos a todas essas mudanças.

 

Recentemente foi inaugurado o novo espaço da educação infantil, este construído com toda a modernização no qual se faz necessário para uma educação integral do aluno. Espaços adaptados, cozinha, salas de aula amplas e arejadas, parquinho e outros espaços que possibilitam o desenvolvimento do educando em todas as suas potencialidades.

 

A educação integral do Colégio Nossa Senhora do Amparo amplia-se para tempo integral. O que seria isto?

 

Primeiramente, cabe ressaltar que toda a ação da escola precisa ser desenvolvida de acordo com os ensinamentos de nosso fundador, o Padre João Francisco Siqueira Andrade. Nosso Padre visionário conseguia perceber a educação do século XIX como um espaço de pluralidade de ideias e de acesso democrático, investindo toda a sua energia nos desamparados pela sociedade.

 

Nosso fundador fez muito em um Brasil com uma enorme desigualdade já que sua principal missão era educar as meninas desvalidas de proteção e amparo para que pudessem viver honestamente e assumir o seu papel na história da humanidade.

 

Acreditamos em uma missão muito bem sucedida por parte do Padre Siqueira, tanto que queremos continuar com ela. Hoje nossa missão é oferecer a essa sociedade, cada vez mais individual e egoísta, um ensino de valores humanos, e formar um aluno integral, ou seja, que se veja como um ser humano e suas potencialidades e não somente como um mero estudante cognitivamente.

 

A modalidade de Tempo Integral no Amparo tem como principal objetivo a formação de um cidadão ativo e crítico frente às demandas de um mundo cada vez mais exigente e que seja capaz de perceber o verdadeiro sentido da vida, afastando-se assim da solidão e convivendo de forma harmoniosa na sociedade.

 

Não queremos que os alunos em nossa escola cheguem prontos, queremos ser uma escola pronta para ajudar esse aluno a se construir. Um espaço aberto para os erros e os acertos, despertando as potencialidades de cada um. Um ensino integral, em tempo integral e Siqueirano, não são assuntos que caem em exames vestibulares, mas necessário no “chão da vida”, no lidar com o outro. Queremos ser uma escola completa, capaz de oferecer um ensino no tempo e também na formação da cidadania do nosso aluno.

 

Irmã Sônia Maria Gonçalves (DIRETORA)