06/12/2019

Como planejar as férias de seus filhos sem grandes mudanças na rotina

Como planejar as férias de seus filhos sem grandes mudanças na rotina

O período de férias é sinônimo de diversão, flexibilidade e descanso. No entanto, existe a dúvida se devemos manter uma rotina nas férias. A verdade é que vai depender de diversos fatores: a idade da criança, o número de filhos, quanto tempo a família terá de férias etc. Quer saber mais como manter uma rotina saudável para seus filhos nas férias? Veja só!


• Alimentação
É importante manter os horários das refeições estáveis – café da manhã, almoço e jantar –, não pular refeições e nem petiscar entre uma e outra.

• Sono
Para a hora de dormir, recomendo que você evite que seu filho faça atividades energéticas antes de ele ir deitar, pois isso pode ocasionar ansiedade.

*** Tome nota: alterar a rotina do sono têm consequências diretas para o bem-estar da criança. Portanto, quanto mais instável for essa rotina, maiores as chances de haver consequências negativas para a criança.

Tabela do tempo de sono

Veja a seguir qual é a quantidade de horas de sono ideal para cada fase do seu filho:

• Crianças de 4 a 12 meses: devem dormir de 12 a 16 horas por dia (incluindo sonecas);
• Crianças de 1 a 2 anos: devem dormir de 11 a 12 horas por dia (incluindo sonecas);
• Crianças 3 a 5 anos: devem dormir de 10 a 13 horas por dia (incluindo sonecas);
• Crianças 6 a 12 anos: devem dormir de 9 a 12 horas por dia


• Computadores e videogames
Que a tecnologia é uma forma de divertimento ninguém duvida. Inclusive, nas férias fica mais frequente o uso de computadores e videogames pelas crianças. Entretanto, deixá-las horas e horas fazendo somente isso pode ser prejudicial.

• Dê olho na comilança
Os horários corretos das refeições precisam se manter durante as férias, juntamente com o hábito de se alimentar com qualidade. Qualquer grande perturbação na dieta dos seus filhos pode atrapalhar todos os seus esforços em busca de uma alimentação saudável e balanceada.

• Incentive as atividades físicas
Sem aulas, sem movimentação. É batata! Nas férias as crianças tendem a ficar jogadas no sofá ou fazendo atividades que não envolvam a prática de atividades físicas e ao livre. Sua missão, neste caso, é mudar este quadro.
Incentive seu filho a praticar esportes, mostre os benefícios que essa prática pode trazer a ele e diga que manter a saúde em dia é fundamental para que ele possa brincar e se divertir ainda mais.

• Convide os amigos das crianças

Convide os amigos do(s) seu(s) filho(s) para passarem um dia em sua casa. Fazendo isso você estimula o exercício em sociedade, essencial para a vida adulta. Uma outra dica bacana é promover uma noite do pijama. Assim, os vínculos estarão bem firmados até que as aulas retomem.

Compartilhe nas redes sociais: