10/07/2019

Coisas legais para fazer nas férias com as crianças

Enfim, as tão sonhadas férias chegaram e os pequenos estão super animados para se divertir o quanto puderem! Entretanto, os papais, mamães e a família toda tem que arregaçar as mangas, soltar a criatividade e se virar nos trinta para entrar no clima da criançada que está cheia de energia. Pois é! Nem sempre férias significam descanso para quem tem criança pequena em casa.

Além de, em muitos casos, as férias dos pais não coincidirem com as dos filhos. Por isso, para aqueles que conseguem uns dias de folga, surge o desafio de distrair e ocupar o tempo dos pequenos durante o recesso. Mas calma… passar as férias junto do seu pequeno pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar deliciosos e divertidos momentos, estreitando ainda mais os laços com ele! Porém, se você não vai viajar e precisa urgentemente de ajuda para a diversão em casa, nós podemos ajudar. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de coisas para fazer com os pequenos durante as semanas de férias. Com certeza estes serão momentos em família cheios de carinho que vão deixar ótimas recordações! Então, vamos lá?

- Visitar um amigo ou familiar querido
Que tal tirar uma tarde para visitar um amigo querido, a vovó, os tios ou a dinda? Assim, vocês podem tomar um café e matar a saudade. Afinal, nada mais gostoso do que passar o tempo com pessoas que amamos, não é?

- Ir à biblioteca da cidade
Se vocês já tem o hábito de frequentar a biblioteca, basta escolher uma história bem legal para ler em casa com a família! Entretanto, caso nunca tenham visitado, é uma boa oportunidade para conhecer a biblioteca da cidade. Leitura nunca é demais!

- Fazer uma sessão cinema
Vocês podem escolher os filmes favoritos do seu pequeno e fazer uma maratona de filmes! Então, é só preparar a pipoca e começar o cineminha! Temos também essa lista com 20 filmes infantis para assistir em família.

- Desenhar e Pintar
Hora de soltar a criatividade! Portanto, peguem lápis, papel, giz, tinta e tudo que tiverem em casa para brincar de artista.

- Brincar de massinha
Nós já falamos aqui no Blog da Leiturinha sobre a importância dessa brincadeira para os pequenos e, até, ensinamos como você pode fazer uma massinha caseira de farinha de trigo!

- Criar um brinquedo
Ainda na pegada “faça você mesmo”, que tal fabricar um brinquedo com embalagens recicláveis? Também temos ótimas dicas sobre brinquedos reciclados aqui no Blog!

- Fazer uma horta caseira
Essa é outra ideia super legal! Além de passar um tempo com seu pequeno, fazer uma horta caseira traz muitos benefícios para ele e toda a família!

- Cozinhar
Vocês podem escolher uma receita ou, até mesmo, fazer uma por dia! Pizza, bolo, sanduíches, panquecas! Assim, você vai descobrir que cozinhar com os pequenos pode ser um passatempo mais divertido do que você imagina! Confira 4 receitas para fazer em família!

- Acampamento em casa

No quintal com barracas e lanternas ou, atém mesmo, na sala de casa com edredons e travesseiros. Com um pouco de imaginação, esse acampamento vai ser a maior aventura! Mas, se quiserem acampar de verdade, temos algumas dicas pare te ajudar.

- Fazer um passeio ecológico
Além de divertido e saudável, vocês podem aproveitar para conhecer um lugar bem bonito da cidade, como parques e trilhas!

- Aprender uma brincadeira nova
Dá uma conferida nessa lista de brincadeiras fáceis para fazer com os pequenos!

- Começar uma coleção
Pode ser figurinhas, cartões, adesivos ou o que preferirem! Afinal, quem não adorava colecionar itens e objetos na infância?

- Fazer um tour pela cidade
Vocês podem ir a lugares que nunca foram ou voltar aos seus lugares favoritos da cidade! Até o próprio trajeto já será divertido, seja de carro, a pé, bicicleta, metrô ou ônibus.

- Fazer um desfile de modas
Que tal pegar as roupas do armário e fazer diferentes e divertidas combinações? Também pode ser muito engraçado!

- Montar uma peça de teatro
Vocês podem criar uma história e interpretá-la de maneira divertida! Inclusive com direito a personagens, fantasias e cenários.

- Contação de histórias
Outra ideia é pegar os livros favoritos do seu pequeno e fazer uma contação de histórias! Um pode contar a história para o outro! Portanto, aqui vão 7 dicas para ser um bom contador de histórias.

- Fazer um karaokê
Cantar é sempre uma delícia! Por que não fazer um karaokê com as músicas preferidas?

- Personalizar roupas
Que tal pegar aquelas roupas que estão esquecidas há algum tempo e customizá-las? Para isso vale pintar, cortar ou enfeitar com brilhos e fitas!

- Piquenique
Vocês podem preparar lanchinhos gostosos e saudáveis e escolher um lugar bem bonito e agradável para fazer um piquenique. Também vale o quintal de casa!

- Fazer artesanatos decorativos
Com um pouco de criatividade, vocês podem fazer enfeites para deixar os cômodos da casa com a cara da família também!

- Pista de dança
Vocês vão ver como a sala de casa pode se tornar uma super pista de dança! Para isso, basta arrastar um pouco os móveis e colocar o som na caixa!

- Fazer fantoches
Com meias, papel, caixas ou garrafas vocês podem fazer fantoches divertidos para brincar! Confira: Teatro de fantoches: uma ótima forma de se divertir com seu pequeno.

- Tirem fotos
Que tal uma sessão de fotos? Pode ser em casa ou durante algum passeio. Essa é uma ótima maneira de registrar as lembranças das férias.

- Noite do pijama
Você pode convidar alguns amiguinhos ou os primos do seu pequeno para uma noite do pijama com muitas brincadeiras, filmes e jogos! Pensando nisso, preparamos 5 dicas para organizar uma festa do pijama para as crianças!

Fonte: Leiturinha